Ban felicita Felipe VI e celebra seu plano de participar de Assembleia da ONU
Nações Unidas, 19 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou nesta quinta-feira Felipe VI após sua proclamação como novo rei da Espanha e se mostrou “encantado” com seus planos de viajar de Nova York em setembro para participar da Assembleia Geral.
“O secretário-geral felicita Felipe VI após sua coroação e está encantado com seus planos de visitar Nova York em setembro para participar de um novo período de sessões da Assembleia Geral”, disse hoje à Agência Efe o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.
Ban espera poder seguir trabalhando com Felipe VI “igual” como fez com o rei Juan Carlos até sua abdicação, segundo o porta-voz, que destacou a “valiosa” e “crítica” contribuição da Espanha no sistema das Nações Unidas.
O secretário-geral já teve oportunidade de conhecer o novo rei da Espanha quando Felipe VI ainda era príncipe das Astúrias durante a inauguração em julho de 2011 do novo centro de comunicações para as missões de paz das Nações Unidas em Valência.
O diplomata sul-coreano disse à Agência Efe na semana passada que chamou por telefone Juan Carlos I logo que soube de sua abdicação para expressar sua “mais profunda admiração e respeito” e agradecer seu apoio à ONU.
“Foi fundamental para promover o processo democrático na Espanha e, como secretário-geral da ONU, estou muito agradecido pela contribuição, o apoio e a amizade que vossa majestade emprestou às Nações Unidas”, disse então o secretário-geral.
Felipe VI jurou hoje a Constituição e foi proclamado rei da Espanha em cerimônia solene realizada no Congresso dos Deputados, em Madri, depois que Juan Carlos de Bourbon anunciu em 2 de junho sua abdicação. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.