Ban Ki-moon agradece a Raúl Castro papel em negociações de paz da Colômbia
Nações Unidas, 26 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu neste sábado ao presidente cubano, Raúl Castro, o “importante papel” que desempenhou o governo de Havana nas negociações de paz entre o governo da Colômbia e as Farc.
O escritório de imprensa do secretário-geral da ONU disse que Ban expressou esse agradecimento a Castro durante uma reunião que ambos tiveram hoje, no que qualificou como a “histórica ocasião de sua visita” à sede central das Nações Unidas.
Raúl chegou na sexta-feira a Nova York para participar de uma cúpula sobre o desenvolvimento convocada pela ONU e se somar, pela primeira vez, ao debate de alto nível que organiza todos os anos a Assembleia Geral da ONU.
Em sua reunião com Ban, o secretário-geral da ONU agradeceu a Cuba por seu “grande papel ao ser anfitriã e facilitar as conversas de paz da Colômbia e as recentes conquistas notáveis após tantos anos de conflito no país”.
Ban se referiu ao acordo que assinaram na quarta-feira passada em Havana o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder guerrilheiro, Rodrigo Londoño, conhecido como “Timochenko”, para a criação de um sistema de justiça especial.
Além disso, se comprometeram a assinar a paz em um prazo de seis meses.
Ban e Castro também “analisaram o processo em andamento para a normalização das relações com os Estados Unidos” e outros temas regionais de América Latina e Caribe.
A nota oficial diz que Ban expressou a Castro seu agradecimento “pela liderança mostrada pelo governo de Cuba” durante a recente epidemia do ebola na África Ocidental e o apoio que prestou aos sistemas de saúde dos países afetados. EFE
ag/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.