Ban Ki-moon chega a Cartagena para histórica assinatura de paz na Colômbia

  • Por EFE
  • 26/09/2016 11h51
EFE/Martial Trezzini - 08/04/16 secretário-geral da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou, na manhã desta segunda-feira, 26, a Cartagena das Indias para assistir à histórica assinatura do acordo de paz que põe fim a 52 anos de conflito armado entre o Estado colombiano e as Farc.

Ban, que chegou às 7h30 local (9h30, em Brasília) ao aeroporto internacional Rafael Núñez, foi recebido por funcionários do governo colombiano e se retirou sem fazer declarações.

O secretário-geral da ONU elogiou, dias atrás, o Acordo Final para o Término do Conflito e a Construção de uma Paz Estável e Duradoura que assinarão o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como “Timochenko”.

Em entrevista coletiva, no último dia 14, Ban destacou o caráter “histórico” do acordo para pôr fim a décadas de conflito e garantiu que é uma demonstração do que se pode conseguir com “paciência” e uma “diplomacia meticulosa”.

“Espero que outros conflitos sejam inspirados e atuem para deter o derramamento de sangue”, afirmou, nessa ocasião, o diplomata, que lembrou que a ONU ajudará a implementar o acordo e oferecerá seu “pleno respaldo” aos colombianos.

Além de Ban Ki-moon, assistirão à cerimônia protocolar deste acordo diversos chefes de Estado e de governo, além do rei Juan Carlos da Espanha, altas autoridades de organismos internacionais e cerca de 2,5 mil convidados.

O acordo de paz alcançado será submetido a consulta popular, em um plebiscito marcado para 2 de outubro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.