Ban Ki-moon denuncia “violência sem precedentes” na Líbia

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2014 14h57
  • BlueSky

Nações Unidas, 25 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, denunciou nesta quinta-feira uma “violência sem precedentes” na Líbia e pediu o apoio da comunidade internacional para canalizar o diálogo político interno e garantir a transição democrática.

“A transição política enfrenta seu maior desafio desde a revolução”, afirmou Ban em reunião convocada por ele e na qual participaram governantes, ministros e outros altos funcionários para analisar exclusivamente o conflito líbio.

“A crise -acrescentou- também está ameaçando a região e além disso, causa o fluxo ilegal de armas e aumenta as zonas de extremismo e ausência da lei”.

Ban disse que a violência não cabe no processo de transição política após a derrocada do ditador Muammar Kadafi, em 2011, e lembrou que em julho de 2012 nesse país houve as primeiras eleições democráticas em mais de quatro décadas.

“Só com unidade os líbios podem construir um país que responda às chamadas para conseguir a liberdade e honrar os que tantos sacrifícios fizeram”, acrescentou o secretário-geral da ONU. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.