Ban Ki-moon diz que destruir barcos “não é solução” para imigração

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 12h11

Cidade do Vaticano, 28 abr (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira que destruir os barcos que os traficantes usam para levar imigrantes para a Europa “não é a solução”, pois isto poderia afetar a pesca na Líbia.

“Acabar com os barcos não é a solução, é preciso encontrar formas para acabar com os traficantes. A pesca na Líbia é um recurso muito importante e se destruímos os barcos poderemos provocar um prejuízo enorme para a economia”, argumentou.

O discurso foi feito durante uma conferência sobre meio ambiente no Vaticano, que contou com a presença do papa Francisco.

Na semana passada o Conselho Europeu propôs a destruição dos barcos como uma das medidas para lidar com o fluxo migratório no Mediterrâneo e os naufrágios.

Traficantes de pessoas fazem negócio enviando imigrantes do norte da África para a Europa em pesqueiros.

Outra proposta foi triplicar os fundos destinados para abordar a questão.

Ban Ki-moon defendeu “uma robusta operação de resgate” e disse que após essa cúpula de chefes de Estado e do governo da União Europeia foi “dado o primeiro passo”.

“É necessária uma robusta operação de resgate e salvamento no Mediterrâneo. Em Bruxelas se deu o primeiro passo”, defendeu.

Além disso, pediu que fossem criados “corredores seguros e regulares humanitários” no Mediterrâneo.

A destruição dos barcos utilizados para a imigração clandestina é um dos pontos mais controvertidos da ação europeia, pois para isso é preciso uma aprovação do Conselho de Segurança Nações Unidas.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, solicitou o apoio da França, Grã-Bretanha (membros permanentes) e Espanha (membro não permanente até 2016) para que o órgão decisivo da ONU emita esta resolução e permita a ação no âmbito do Direito Internacional. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.