Ban Ki-moon pede reforço de medidas para erradicar comércio ilícito de tabaco

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2015 18h43
  • BlueSky

Nações Unidas, 31 mai (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu neste domingo à comunidade internacional para aumentar as medidas de erradicação do comércio ilícito de cigarro, por conta de seu poder de atração entre os jovens consumidores de baixa renda.

Ban mencionou o tema em mensagem divulgada hoje por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, na qual a ONU pediu para impulsionar o Convênio Marco da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle de Tabaco.

“Esse convênio procura erradicar o comércio ilegal de produtos de tabaco mais baratos que tentam atrair à dependência grupos de pessoas mais jovens e mais pobres”, disse o secretário-geral da ONU.

De acordo com Ban, esse comércio ilegal também diminui a capacidade dos Estados de cobrar impostos que possam ser utilizados para apoiar os serviços de saúde.

“Ao combater as quadrilhas e às companhias de tabaco que se dedicam a este comércio reprovável, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável são promovidos”, concluiu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.