Ban Ki-moon pede trégua humanitária no Iêmen no início do Ramadã

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 08h44

Genebra, 15 jun (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira uma nova trégua humanitária de duas semanas no Iêmen, que coincide com o início do Ramadã, o período de jejum dos muçulmanos, que começa em três dias.

Para Ban a trégua permitiria a chegada de ajuda humanitária vital para a população, que está sofrendo com o conflito armado no país.

“Esta pausa é necessária, mas não suficiente em vista dos obstáculos no acesso e da magnitude da destruição, por isso que peço às partes que firmem os acordos locais de cessar-fogo”, acrescentou. “80% da população precisa de assistência humanitária. Não temos tempo a perder”, assinalou.

Além disso, disse que para aplicar a trégua por razões humanitárias é preciso que os grupos armados se retirem das cidades.

Essas medidas poderiam, segundo ele, ser o caminho “para um cessar-fogo completo em todo o país”.

Ban pediu as partes rebeldes a “darem um respiro” à população iemenita às vésperas do início do Ramadã.

A crise no Iêmen se intensificou com a intervenção militar da Arábia Saudita, que lidera uma coalizão árabe que bombardeia posições houthis desde o fim de março.

Ban disse, citando número atualizados, que mais de 2.600 pessoas, metade delas civis, morreram desde o começo dessa ofensiva.

Os combates também provocaram destruição em grande escala, com ataques que atingiram hospitais, escolas e patrimônio cultural de grande valor.

O secretário-geral da ONU devia participar hoje em Genebra no início das conversas de paz para o Iêmen, que atrasaram por razões que descreveu como “puramente logísticas”.

Ele garantiu que a delegação do movimento rebelde dos houthis chegará à Suíça nas próximas horas.

Os enviados houthis ainda estavam esta manhã em Djibuti, onde ontem fizeram uma escala administrativa para receber o visto suíço.

Devido a esta demora, Ban não poderá se reunir com essa delegação, já que retornará a Nova York hoje mesmo para cumprir compromissos anteriores.

“Queríamos ter uma reunião conjunta esta manhã, mas questões logísticas tornaram isto impossível. Confirmo que a outra parte está a caminho e que todos os participantes das consultas devem estar aqui nas próximas horas”, declarou.

A delegação do governo no exílio está desde ontem em Genebra e esta manhã se reuniu com Ban e com seu enviado especial para o Iêmen, Ismail Ould Sheikh Ahmed, que será o mediador das negociações.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.