Ban Ki-moon viajará amanhã ao Oriente Médio buscando um cessar-fogo
Nações Unidas, 18 jul (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viajará amanhã, sábado, ao Oriente Médio para tentar promover um cessar-fogo entre israelenses e palestinos, informou hoje o subsecretário político das Nações Unidas, Jeffrey Feltman.
O representante da ONU fez o anúncio em seu discurso ao início do debate que mantém hoje o Conselho de Segurança sobre a situação em Gaza, na qual também criticou ambas as facções por voltarem à violência após o fim da trégua humanitária de cinco horas que se respeitou na quinta-feira.
Feltman, que condenou o lançamento “indiscriminado” de foguetes de Gaza, assegurou que a preocupação de Israel por sua segurança é “legítima”, mas criticou a “dura resposta” que está dando aos ataques.
Entre outras coisas, repudiou o assassinato de quatro crianças em uma praia de Gaza na quarta-feira e de outros três menores de uma mesma família ontem.
“Não é preciso mais do que isso para ilustrar que a violência deve acabar”, afirmou o subsecretário da ONU, quem chamou as duas partes dar fim às hostilidades.
Segundo Feltman, na sua visita, da qual não foi definido o ponto de chegada nem o itinerário, Ban Ki-moon tentará ajudar israelenses e palestinos, em coordenação com atores regionais e internacionais, a “parar a violência e encontrar uma saída”.
Além disso, a viagem busca “expressar solidariedade” à população dos dois Estados, explicou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.