Ban pede a líderes europeus firmeza perante crescente onda de xenofobia
Nações Unidas, 8 set (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, conversou nos últimos dias com vários líderes europeus para pedir união perante a chegada em massa de refugiados ao continente e firmeza no tocante a crescente xenofobia e discriminação, informou neta terça-feira seu porta-voz.
“Como líderes europeus, a postura contra a crescente xenofobia, discriminação e violência contra os migrantes e refugiados na Europa é particularmente importante”, disse o porta-voz Stéphane Dujarric em sua entrevista coletiva diária.
Em suas conversas, Ban pediu aos líderes que respondam de forma “firme e rápida” a qualquer manifestação contra dos migrantes e refugiados. Através de telefonemas, o secretário-geral da ONU falou com os chefes dos governos de Áustria, República Tcheca, Alemanha, Grécia, Hungria, Polônia e Eslováquia.
Ban reconheceu os “desafios” que a chegada de milhares de pessoas representa para alguns países europeus, mas lembrou o “compromisso individual e coletiva” que os Estados têm para responder de forma “responsável e humana”. O diplomata sul-coreano ressaltou que a maior parte das pessoas que chega à Europa foge da guerra e da violência e têm direito a asilo.
Ban destacou a necessidade de compaixão e de solidariedade perante a crise e parabenizou o trabalho feito em toda a Europa por cidadãos comuns e organizações em apoio aos refugiados.
Ele reiterou que a ONU e suas agências estão prontas para continuar apoiando os países europeus no desenvolvimento de uma resposta à atual situação que seja efetiva, factível e que cumpra com os direitos humanos e as normas humanitárias. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.