Bancários aceitam reajuste salarial de 10% e terminam greve

  • Por Agência Estado
  • 26/10/2015 20h57
Agencia Brasil Bancários entram em greve por tempo indeterminado

Após os bancos oferecem um reajuste salarial de 10%, os bancários decidiram nesta segunda-feira, 26, acabar com a greve, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região A decisão foi tomada em assembleia realizada na capital paulista, com a participação de cerca de seis mil trabalhadores. A paralisação durou 21 dias. A categoria volta ao trabalho nesta terça-feira.

O reajuste de 10% representa ganho real de 0,11% e também é válido para a Participação nos Lucros e Resultado (PLR). Além disso, a proposta dos bancos inclui abono de 72% dos dias em que houve paralisação e aumento de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação, que hoje são de R$ 572 e R$ 431,16, respectivamente.

Os bancários entraram em greve após cinco rodadas de negociações sem sucesso. Inicialmente, os bancos ofereceram reajuste de 5,5%, sob a justificativa de que essa era a projeção para a inflação nos próximos 12 meses. A proposta chegou a ser ampliada para 7,5% e 8,75%, mas as duas foram rejeitadas pelos trabalhadores. Até que, na sexta-feira passada, houve nova elevação, dessa vez para 10%, superando a inflação do período.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.