Bancários participam de nova rodada de negociações em São Paulo

  • Por Agência Brasil
  • 15/09/2016 11h56

Os bancários estão em greve há quatro dias; categoria reivindica reajuste salarial de 14Greve dos bancários - Fotos Públicas

A Comissão de Negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) reúne-se, nesta quinta-feira, 15, às 16h, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na capital paulista, para mais uma rodada de negociações. O último encontro ocorrera na última quarta-feira, 14, e os bancos não apresentaram nova proposta.

Segundo a Contec, a oferta feita pelos bancos não cobre nem mesmo a inflação do período, de 9,62%, e, por isso, foi rejeitada pela comissão. A Contec lembrou que a greve continua com forte adesão em todo o país e a participação vem crescendo principalmente no interior.

Na última sexta-feira, 9, a Fenaban apresentou aos bancários a proposta de 7% de reajuste nos salários e benefícios e um abono de R$ 3,3 mil que será pago dez dias após a assinatura do acordo. A proposta foi recusada pelos sindicatos.

Os bancários pedem reajuste de 14,78% (sendo 5% de aumento real e mais a correção da inflação), 14º salário, participação nos lucros e resultados (PLR) de R$ 8.297,61, entre outras reivindicações.

Em nota, a Fenaban disse que a rodada agendada para esta quinta é uma nova reunião exploratória, na qual as partes discutirão as possibilidades a serem avaliadas para um acordo a partir da aproximação entre as propostas já apresentadas.

A greve dos bancários começou no último dia 6 de setembro.