Banco Central argentino anuncia medidas para estimular poupança em pesos

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2015 22h17
  • BlueSky

Buenos Aires, 23 jul (EFE).- O presidente do Banco Central da Argentina, Alejandro Vanoli, anunciou nesta quinta-feira em entrevista coletiva um aumento da taxa de juros nos prazos fixos para fomentar a poupança em pesos no país e evitar que os argentinos se sintam mais atraídos a economizar em dólares.

As medidas, que serão implementadas a partir da próxima segunda-feira, foram anunciadas na mesma semana na qual o governo de Cristina Kirchner desmentiu os rumores de uma desvalorização e na qual o dólar alcançou seu nível máximo no mercado negro em 2015, embora tenha voltado a recuar nos últimos dois dias.

Na coletiva, Vanoli falou também de um novo piso para as taxas de juros dos prazos fixos na moeda argentina, que passarão de 22,6% a 23,6% nos depósitos até 30 dias que realizem tanto pessoas físicas como jurídicas de até 1 milhão de pesos (cerca de R$ 360 mil).

O denominado “dólar blue” ou “paralelo” tocou nesta terça-feira um novo máximo na Argentina, de 15,10 pesos por unidade, 65% acima da cotação da moeda americana no mercado formal, ao qual os argentinos têm o acesso restrito desde o final de 2011. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.