Banco Central do Japão reduz previsão de crescimento do PIB para 1,7% em 2015
Tóquio, 15 jul (EFE).- O Banco do Japão (BoJ, banco central) reduziu em três décimos sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano, situando-o em 1,7% perante os sintomas da desaceleração econômica.
A entidade também rebaixou – em relação às previsões de abril – em um décimo sua previsão do índice de preços ao consumidor (IPC) para o atual ano fiscal (que se encerra em 31 de março de 2016), fixando-o em 0,8%.
O banco central japonês também reduziu em um décimo, até 1,9%, a inflação esperada durante o curso fiscal de 2016, que terá início no dia 1º de abril do próximo ano.
As reduções refletem o imapcto da acentuada queda dos preços do petróleo sobre o país e das medidas ativadas desde 2013 pelo Boj para pôr fim a duas décadas de deflação e estagnação.
Por isso, a junta de política monetária da entidade anunciou hoje ao término da reunião mensal de dois dias que decidiu, por oito votos a um, manter intacto seu pacote de estímulos.
Em virtude da decisaõ, seguirá ampliando a base monetária em 80 trilhões de ienes (US$ 64,7 bilhões) com a meta de colocar a inflação em torno de 2% para meados de 2016.
Segundo a junta de política monetária, a alta de preços no país está estagnada devido ao barateamento do petróleo, algo que já obrigou a entidade a atrasar em seis meses o momento em que prevê atingir a meta de 2% de inflação. No entanto, voltou a defender que a tendência para o futuro é de alta no país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.