Banco Central eleva em meio ponto a Selic, para 10,5%

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 22h06

(Atualiza com reação da Fiesp e de sindicatos).

São Paulo, 15 jan (EFE).- O Banco Central elevou nesta quarta-feira em meio ponto percentual a taxa de taxas referencial de juros, a Selic, que passou de 10% para 10,5% anual, em uma decisão unânime que já era esperada pelo mercado.

Esta foi a sétima alta seguida da Selic, sempre pela mesma margem de meio ponto percentual, nas reuniões que o Banco Central realiza a cada 45 dias.

O aumento do custo do crédito foi anunciado pelo BC após a primeira reunião do ano realizada pelos membros do Comitê de Política Monetária (Copom), que justificou a decisão pelos temores de alta da inflação.

O Brasil fechou 2013 com uma inflação de 5,91%, uma taxa acima do esperado pelos analistas financeiros, mas dentro da meta estimada pelo BC de 4,5%, com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais, segundo dados oficiais.

Em abril o BC iniciou o ciclo de altas da taxa básica de juros com uma alta de 0,25%, após quase dois anos sem elevação e depois de ter chegado em outubro de 2012 ao mínimo histórico de 7,25%.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) questionou a alta da taxas de juros e opinou que, desta maneira, “2014 começa mal”.

“A inflação precisa ser contida, mas é necessário buscar alternativas para combatê-la que não penalizem tanto a atividade econômica e a vida das empresas e das pessoas”, afirmou em comunicado o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

A decisão também foi criticada Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e pela Força Sindical.

“As consequências da elevação da taxa são mais que notórias: redução de consumo, de produção e de emprego”, declarou em comunicado a Força Sindical. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.