Banco Central eleva taxa básica de juros para 11,75%
Rio de Janeiro, 3 dez (EFE).- O Banco Central (BC) aumentou nesta quarta-feira em meio ponto percentual a taxa básica de juros – agora de 11,75% ao ano -, motivado pela resistência da inflação, que segue crescendo no país.
A decisão foi tomada de forma unânime pelos oito membros do Comitê de Política Monetária (Copom), segundo comunicado divulgado hoje pela instituição.
“Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o Comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia”, afirmou o BC para justificar a medida.
Com o aumento de hoje, o Copom intensificou o ajuste promovido na taxa Selic. Na última reunião do comitê, realizada no final de outubro, os juros cresceram 0,25 pontos percentuais.
Com a medida, o Banco Central quer conter o avanço da inflação, que atingiu 6,59% nos últimos 12 meses, índice que supera o teto da meta do governo federal – de 6,5% – para 2014.
No entanto, os juros mais altos encarecem o crédito, podem limitar o consumo das famílias e os investimentos, o que pode influenciar na redução do ritmo de crescimento da economia, hoje praticamente estagnada.
Segundo dados divulgados na semana passada, o país registrou crescimento de apenas 0,2% entre janeiro e setembro deste ano.
Essa foi a primeira alta dos juros depois de a presidente Dilma Rousseff ter anunciado a equipe econômica de seu segundo mandato. Joaquim Levy ocupará o Ministério da Fazenda. Nelson Barbosa é o escolhido para o Ministério do Desenvolvimento e Alexandre Tombini segue no comando do BC. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.