Banco da Grécia avalia evolução de medida de controle de capital

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 12h59
  • BlueSky

Atenas, 24 jul (EFE).- O governador do Banco da Grécia, Yannis Stournaras, avaliou nesta sexta-feira o desenvolvimento das medidas de controles de capital e assinalou que em dez dias terão resolvido os problemas que a medida criou para as empresas.

“As coisas vão bastante bem. Durante os próximos dez dias vamos resolver os problemas que surgiram”, disse Stournaras após se reunir com representantes do setor empresarial e comercial, com o ministro da Economia, Giorgos Stathakis, e com o ministro adjunto de Finanças, Dimitris Mardas.

Em relação as limitações do movimento de capital fora das fronteiras gregas, Stournaras afirmou que o número de importações aprovadas está muito perto da média mensal das realizadas antes das restrições bancárias serem impostas.

O governador do Banco da Grécia detalhou que o sistema funciona de maneira descentralizada e que até 70% das decisões já são tomadas pelos próprios bancos, sem passar pela comissão especial criada para analisar e permitir as transferências ao exterior.

Stournaras destacou que o esforço realizado nestes mais de 20 dias, que a população lidou sem grandes dramas, permitirá relaxar as restrições mais rápido do que era previsto.

A reunião buscou avaliar a situação e estabelecer um “roteiro” que indique como os próximos passos a partir de agora.

Stathakis enfatizou que “é preciso chegar à plena normalização das importações para afastar todos os efeitos secundários da imposição dos controles de capital”.

Mardas anunciou que hoje o Ministério emitirá uma circular com respostas para os comerciantes e empresários e acrescentou que o importante para o governo agora é facilitar as tarefas para as empresas.

O presidente da Câmara Central de Atenas afirmou que o fechamento dos bancos teve um custo estimado no mercado de três bilhões de euro.

O presidente da Confederação Nacional de Comércio e Empresariado, por outro lado, disse que as aprovações das operações econômicas melhoraram, mas ressaltou que os resultados só poderão ser avaliados semana que vem.

No começo da manhã voltaram a se registrar filas em muitas agências bancárias, onde os cidadãos podem retirar 300 euros de uma só vez caso não tenham sacado os limites diários de 60 permitidos nos caixas automáticos.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.