Banco Nacional da Ucrânia restringe retirada de divisas

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2014 08h03

Kiev, 28 fev (EFE).- O Banco Nacional da Ucrânia (BNU) impôs nesta sexta-feira restrições à retirada de dinheiro das contas em moeda estrangeira em todas as entidades bancárias do país.

A partir de hoje e até novo aviso, os clientes de bancos ucranianos poderão retirar de suas contas em moeda estrangeira um máximo diário equivalente a 15.000 grivnas, cerca de US$ 1.428, segundo a cotação oficial do BNU.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva pelo presidente do BNU, Stepan Kubiv, que assumiu o cargo na segunda-feira passada, e disse que a medida é temporária.

Kubiv enfatizou que a situação no mercado de divisas “está sob controle” e o BNU mantém contatos permanentes com quase a totalidade dos bancos do país.

Advertiu que o Banco Nacional sancionará severamente aqueles que violarem a lei que regula a circulação de divisas no país.

“Segundo dados preliminares, os cofres do Estado foram saqueados”, disse na quinta-feira na Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia Arseni Yatseniuk, antes de ser investido como primeiro-ministro do país.

Yatseniuk, um dos líderes dos protestos que provocaram a queda do regime de Viktor Yanukovich, disse que a dívida pública da Ucrânia nos três últimos anos foi duplicada até atingir US$ 75 bilhões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.