Bancos gregos terão liquidez até noite de 2ª feira, alerta dirigente do setor

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2015 19h27

Atenas, 8 jul (EFE).- A presidente da União Grega de Bancos, Luka Katseli, afirmou nesta quarta-feira que os bancos terão liquidez até a noite de segunda-feira e que a situação posterior dependerá de se há acordo com os credores e o Banco Central Europeu (BCE) aumenta o teto de créditos aos que podem aceder as entidades helenas.

“O dinheiro nos caixas automáticos é suficiente até segunda-feira à noite”, disse Katseli em entrevista à rede de televisão pública grega.

Segundo ela, os bancos terão recursos durante toda a semana e o fim de semana, e os depósitos dos cidadãos estão garantidos e não terão problemas no futuro.

“A normalização do sistema bancário ocorrerá de forma gradual e em função da liquidez do Banco Central Europeu”, declarou.

O governo grego decretou hoje a segunda prorrogação do fechamento dos bancos, iniciado há dez dias, até a próxima segunda-feira, depois que o BCE decidiu manter a quantia máxima de liquidez de emergência que os bancos gregos podem pedir ao Banco da Grécia.

O decreto-lei, que já foi publicado no diário oficial do país, entrará em vigor a partir da meia-noite, quando expira a prorrogação estabelecida há dois dias, e conta com as mesmas restrições até segunda-feira, um dia depois da realização da cúpula de líderes europeus sobre a Grécia.

As instituições bancárias e a Bolsa de Atenas permanecerão fechadas, e o limite de retirada de efetivo nas caixas automáticos continuará sendo de 60 euros diários. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.