Bancos têm responsabilidade pelo ataque de vírus que muda código de barras de boletos, diz especialista

  • Por Jovem Pan
  • 11/08/2014 13h55

O golpe virtual que muda o código de barras de boletos bancários já causou o desvio de US$ 3.750 bilhões desde 2012. De acordo com as companhias de segurança digital, pelo menos 34 instituições financeiras em todo o mundo foram afetas.

O ataque é simples: o computador recebe um vírus quando o usuário abre um anexo de um e-mail ou link. O ataque ocorre quando um boleto de pagamento está sendo gerado e modifica a trilha no código de barras.

Com os números alterados, o criminoso responsável pelo golpe recebe o dinheiro e não o banco. Falando à Renata Perobelli, o ouvinte Felipe Loureiro Belgrado explicou que teve o mesmo problema com três instituições.

*Ouça os detalhes no áudio

O advogado, especialista em direito do consumidor Arthur Rollo afirmou que os bancos têm responsabilidade pelo ataque de vírus. Segundo o consultor da JOVEM PAN, é obrigação das instituições investir na segurança dos clientes.

A preocupação de Rollo é a mesma do especialista em segurança digital André Carrareto, da Symantec, responsável pelo Norton Antivirus. Falando a Carlos Aros, ele destacou que a fraude  do código de barras será cada vez mais comum.

Carrareto lembrou que o antivírus também pode ser instalado em celulares e tablets. A Febraban alegou que os bancos investem pesado em segurança e afirmou que o débito automático ajuda a prevenir as fraudes.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.