Bashar al Assad indultará infratores da lei militar que se entregarem

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2015 10h38

Cairo, 25 jul (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al Assad, decretou neste sábado uma anistia para os crimes referentes ao descumprimento da lei militar, entre eles a deserção, com a condição de que os infratores se entreguem às autoridades.

Segundo a agência oficial síria “Sana”, serão anistiados todos aqueles que cometeram estes tipos de violações da legislação do serviço militar até o dia de hoje, 25 de julho.

Embora a “Sana” não detalhe, entre os delitos relacionados com a lei militar há um amplo leque que vai desde uma mudança no endereço postal sem avisar às autoridades até as deserções.

Nesta ocasião, quanto aos desertores que escaparam de julgamento, será exigido que se entreguem às autoridades em um prazo de 30 dias se estiverem dentro do país, e de 60 se estiverem fora.

Trata-se da segunda anistia deste tipo que o presidente sírio decreta em pouco mais de um ano e meio, desde a última que promulgou em 29 de outubro de 2013.

Assad decretou várias anistias desde que começou o conflito na Síria em março de 2011, mas geralmente excluiu das mesmas aqueles que tivessem “as mãos manchadas de sangue”.

Este indulto coincide com a chegada há dois dias a Damasco do enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, que se reuniu na quinta-feira passada com o ministro das Relações Exteriores, Walid Muallem, no marco de uma visita para informar às autoridades de seus esforços para encontrar uma solução política ao conflito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.