Bashar al Assad se mostra “aberto” a diálogo com Estados Unidos

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2015 06h58
  • BlueSky

Redação Central, 27 mar (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al Assad, se mostrou “aberto” ao diálogo com os Estados Unidos, sempre que se baseie no “respeito mútuo”, em entrevista divulgada nesta sexta-feira pela emissora americana “CBS”.

“Na Síria podemos dizer que o diálogo é algo positivo e estamos abertos a qualquer diálogo com qualquer um, incluindo os EUA, sempre que se baseie no respeito mútuo”, disse Assad, segundo alguns trechos divulgados pela emissora, que transmitirá a entrevista completa no próximo domingo em seu programa “60 minutes”.

O presidente sírio explicou que atualmente não há comunicação direta entre seu governo e o dos EUA, antes de insistir que “qualquer diálogo é positivo (…) sem pressões sobre a soberania da Síria”.

Suas declarações acontecem dias depois que o secretário de Estado americano, John Kerry, admitiu que seu governo teria que acabar negociando com o regime de Damasco uma saída pactuada ao conflito que assola a Síria.

“No final teremos que negociar”, comentou Kerry no domingo passado em uma entrevista à “CBS” no Egito.

“Eu diria que o que temos na Síria até o momento é só uma declaração, nada concreto, não uma nova realidade sobre o enfoque político dos EUA sobre nossa situação, nosso problema, nosso conflito na Síria”, disse Assad a respeito das palavras de Kerry.

As declarações do chefe da diplomacia dos EUA alarmaram a oposição síria, que rejeita taxativamente que Assad faça parte do futuro do país e insiste que o presidente seja derrubado para que possa haver uma transição rumo à democracia no país.

A Síria é cenário de um conflito há quatro anos, que deixou 220 mil mortos e mais de quatro milhões de refugiados, segundo a ONU. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.