Batida antiterrorista em mesquitas no Quênia deixa quatro mortos

  • Por Agencia EFE
  • 18/11/2014 10h40

Nairóbi, 18 nov (EFE).- Ao todo, quatro pessoas foram assassinadas no condado de Mombaça, no litoral do Quênia, em uma noite de distúrbios depois que um homem morreu e dezenas de pessoas foram detidas em uma operação antiterrorista da polícia em duas mesquitas, informou nesta terça-feira a imprensa local.

Um grupo de homens armados, com uma bandeira usada normalmente pelos militantes do grupo terrorista somali Al Shabab, atacaram com facas e facões os moradores de Kisauni, no condado de Mombaça, na noite passada, segundo fontes policiais citadas pelo jornal “The Standard”.

O ataque, no qual morreram quatro pessoas e várias ficaram feridas, ocorreu horas depois de a polícia queniana realizar uma operação antiterrorista nas mesquitas de Masjid Moussa e Sakina.

Além de deter dezenas de pessoas durante a operação – jornais falam que o número de presos chega a 250 – um homem morreu quando ameaçou lançar uma granada contra os agentes e o artefato detonou em sua própria mão, segundo o relato policial.

A polícia justificou esta batida porque as mesquitas poderiam ter se transformado em foco de radicalização e captação de jovens muçulmanos pela milícia radical islâmica Al Shabab. Durante a operação, foram encontrados oito granadas, várias pistolas e livros sobre a jihad.

O inspetor geral da polícia, David Kimaiyo, pediu aos ímãs nas mesquitas que rejeitem os jovens radicais que forçaram a saída de alguns líderes muçulmanos simpatizantes do governo. No começo do mês, um clérigo muçulmano conhecido por trabalhar contra radicalização dos jovens muçulmanos morreu ao ser baleado em Mombaça.

Al Shabab, que em 2012 anunciou adesão formal à Al Qaeda e luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista (ultraconservador) na Somália, foi incluída em março de 2008 na lista de organizações consideradas terroristas pelo governo americano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.