BC acredita que recuperação europeia pode atrair capital para o país

  • Por Agencia EFE
  • 06/05/2014 20h11

São Paulo 6 mai (EFE).- O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira em São Paulo que a situação da economia europeia no primeiro semestre, dando sinais de recuperação, pode atrair o fluxo de capital para o país, mas alertou também sobre a volatilidade.

“A zona do euro, que vinha de um período de contração, tem expectativas de crescimento positivo para este ano e isso pode trazer alguma volatilidade dos fluxos de capitais para o Brasil”, disse Tombini durante uma conferência na Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria.

Sobre a volatilidade no Brasil Tombini defendeu a política de câmbio flutuante e insistiu no controle da inflação.

“A volatilidade da economia brasileira não significa que ela seja vulnerável”, apontou o presidente do BC, para quem o controle inflacionário é uma forma de “proteger a economia brasileira”.

“Não é necessário frear o consumo para controlar a inflação”, explicou Tombini, que estima a projeção de crescimento em 2014 para 2%.

Tombini evitou comentar sobre uma provável indicação como ministro da Fazenda caso Dilma Rousseff seja reeleita em outubro.

No entanto, apontou que para o próximo governo o desafio é “continuar com a estratégia de qualificação da mão-de-obra, com a participação de investimentos do setor privado e manter a estabilização financeira e monetária”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.