BC autoriza fusão do Itaú no Chile com o CorpBanca
Rio de Janeiro, 16 out (EFE).- O Banco Central (BC) autorizou a fusão da subsidiária no Chile do Itaú Unibanco com o chileno CorpBanca.
A autorização do organismo emissor se estende a todas “as jurisdições nas quais o CorpBanca atua”, esclareceu o Itaú Unibanco em referência às subsidiárias que o banco chileno tem na Colômbia e no Panamá.
“A conclusão da operação ainda depende do cumprimento de outras condições precedentes, incluindo as aprovações dos órgãos reguladores do Chile, do Panamá e da Colômbia”, garantiu o banco brasileiro em comunicado.
O Itaú anunciou em janeiro ter chegando a um acordo para uma fusão que dará origem ao Itaú CorpBanca, entidade que terá como sócios majoritários o Itaú Unibanco (33,58%) e o Corp Group, controlador do CorpBanca (32,92%).
A operação estava condicionada ao Itaú Unibanco fazer previamente uma capitalização de US$ 652 milhões em sua subsidiária, o Banco Itaú Chile (BIC).
Segundo os cálculos, após a fusão, o Itaú Unibanco subirá do sétimo para o quarto lugar na classificação dos bancos chilenos por créditos.
E também reforçará sua presença no mercado colombiano como um dos acionistas do CorpBanca Colômbia e do Helm Bank, que são controlados pelo CorpBanca chileno. Com essa fusão se transformará no quinto maior banco colombiano em créditos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.