BC é autônomo, mas não é independente; não é um poder, diz Dilma

  • Por Agência Estado com JP
  • 15/01/2016 13h20
Brasília - Presidenta Dilma Rousseff e o ministro Edinho Silva durante café da manhã com jornalistas-setoristas do Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil) José Cruz/Agência Brasil Presidente Dilma Rousseff e ministro da Secom Edinho Silva durante café da manhã com jornalistas em Brasília

Às vésperas da primeira reunião de 2016 do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC), a presidente Dilma Rousseff afirmou que a instituição deve prestar contas ao governo e disse que o BC é autônomo, mas não independente.

O governo federal trava uma batalha nos bastidores com o Copom contra um novo aumento da taxa de juros previamente anunciada pelo órgão para controlar a inflação.

“Para o meu governo, o Banco Central não é uma instituição independente. Independente é a relação, pela lei brasileira, entre o Executivo, o Legislativo e Judiciário”, afirmou, durante café da manhã com jornalistas de sites, revistas e agências internacionais.

Dilma reforçou que, para ela, falar em independência é algo que se refere apenas aos Poderes.

“O BC é uma instituição autônoma. Tem autonomia para fazer sua política. Mas, isso não significa que não preste contas a todos os órgãos e deve prestar contas, inclusive, ao Congresso e comissão do Senado”, afirmou. “O que posso dizer é que o BC autônomo, mas não é independente. Não é um Poder.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.