BC tem autonomia para gerir política monetária de forma adequada, diz Barbosa

  • Por Agência Estado
  • 06/01/2016 16h01
Brasília- DF 18-12-2015 Foto Lula Marques/Agência PT Novos Ministros do Planejamento Valdir Simão e Fazenda, Nelson Barbosa.Nelson Barbosa

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta quarta-feira, 6, que o Banco Central (BC) tem autonomia para administrar a taxa de juros com a finalidade de controlar a inflação. Após reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, Barbosa foi questionado se o governo faz negociação com a autoridade monetária para que a taxa, hoje em 14,25% ao ano, não continue subindo. 

“O Banco Central tem toda a autonomia para administrar a política monetária, especialmente a taxa de juros, da maneira adequada para controlar a inflação. Sobre isso eu não tenho nenhum comentário a fazer”, disse.

Barbosa afirmou que o encontro com o presidente do Supremo – o primeiro desde que assumiu o comando da Fazenda – foi para retomar os trabalhos de cooperação entre o Executivo e o Judiciário na área fazendária. Segundo ele, foram retomadas as conversas entre os dois Poderes sobre a cooperação na execução da dívida ativa. “Para melhorar a execução fiscal, para agilizar desburocratizar para o contribuinte e também para possibilitar uma arrecadação maior e mais eficiente da dívida ativa”, explicou.

De acordo com o ministro, o governo está constantemente acompanhando processos que tramitam no STF com grande impacto fiscal. “Mas isso não foi objeto dessa primeira reunião”, ponderou.