BCE mantém taxas de juros em 0,05% para evitar recessão

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 12h29

Berlim, 22 jan (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) manteve nesta quinta-feira as taxas de juros na zona do euro no mínimo histórico de 0,05%, como se previa, com o objetivo de apoiar a conjuntura econômica e evitar uma recessão.

O BCE informou em comunicado que seu conselho executivo de governo decidiu também deixar sem mudanças a taxa de juros de facilidade marginal de crédito, por meio da qual se empresta dinheiro a um dia, em 0,30%.

Além disso, a autoridade monetária manteve a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, em -0,20%, por isso se seguirá cobrando os bancos que realizam depósitos no BCE.

A última vez que a instituição presidida por Mario Draghi rebaixou as taxas de juros foi em setembro, e os analistas não previam que nesta ocasião houvesse mudanças.

Segundo meios de comunicação, o BCE planeja comprar 50 bilhões de euros ao mês de dívida pública dos países do bloco durante pelo menos um ano.

Após a reunião anterior do conselho executivo, realizada no início de dezembro, o presidente do BCE disse que a equipe do banco tinha começado a preparar os aspectos técnicos de novas medidas de estímulo monetário. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.