BCE revisa para baixo suas previsões de crescimento para 2014 e 2015

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2014 12h35

Frankfurt (Alemanha), 4 set (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) revisou para para baixo suas previsões de crescimento da zona do euro para 2014 e 2015, até 0,9% e 1,6% respectivamente, um décimo a menos com relação aos cálculos de junho.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, informou nesta quinta-feira em entrevista coletiva que a entidade também reduziu suas previsões de inflação em um décimo, até 0,6% para este ano.

Draghi disse que o BCE observa riscos negativos significativos para o crescimento econômico.

“A perda de atividade econômica pode frear o investimento privado e o aumento dos riscos geopolíticos poderia ter um impacto maior na confiança do consumidor e empresarial”, disse Draghi.

O presidente acrescentou que é outro risco negativo para o crescimento é que os países da zona do euro façam reformas estruturais insuficientes.

O BCE revisou para cima, também em um décimo, as previsões de crescimento dos países que compartilham o euro para 2016 até 1,9%, com relação a junho.

Além disso, o BCE manteve suas previsões de inflação para 2015 e 2016 em 1,1% e 1,4% respectivamente.

Previamente, o BCE decidiu de surpresa baixar sua taxa de juros reitora em 10 pontos básicos, até o mínimo histórico de 0,05%.

Draghi explicou que a decisão de baixar as taxas de juros reitoras não foi unânime, mas aconteceu por “maioria confortável”.

O presidente do BCE anunciou em entrevista coletiva a compra de bônus de titulização de ativos de alta qualidade e de bônus garantidos a partir de outubro.

O Eurossistema irá adquirir um amplo portfólio de ativos com garantia simples e transparentes respaldados por créditos ao setor privado não financeiro da zona do euro, como as empresas e famílias.

Draghi disse que a compra desses instrumentos financeiros são compostos por títulos novos e existentes, e títulos garantidos em ativos apoiados em empréstimos para o setor imobiliário..

“Isto reflete a importância do mercado de bônus de titulização de ativos em facilitar novos fluxos de crédito à economia e segue à intensificação do trabalho preparatório neste assunto, como decidiu o conselho de governo em junho”, disse Draghi.

Além disso, o BCE vai a comprar bônus garantidos denominados em euro.

As intervenções no mercado com estes programas começarão em outubro e os detalhes serão anunciados após a reunião do conselho de governo em 2 de outubro.

O BCE disse que as novas medidas e a operação de refinanciamento a quatro anos, que conduzirá em 18 de setembro, “terá um impacto considerável” no balanço da entidade monetária. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.