Berlim antecipa que UE dará “resposta clara” ao referendo da Crimeia
Berlim, 16 mar (EFE).- O ministro de Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou neste domingo que a União Europeia (UE) dará uma “clara resposta” ao referendo realizado hoje na Crimeia e advertiu que a situação criada é “altamente perigosa”.
“A Europa dará uma resposta clara ao referendo da Crimeia”, assegurou Steinmeier, em declarações antecipadas hoje pelo site do jornal “Bild”.
O ministro alemão acrescenta ainda que, perante a “altamente perigosa” situação, é preciso “orientar todos os esforços” a impedir outra escalada de tensões, para o que considera necessário que a Rússia “não impeça” o envio de uma missão de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Segundo fontes alemãs, a chanceler Angela Merkel propôs hoje ao presidente russo, Vladimir Putin, em uma conversa por telefone, a extensão da presença da OSCE na Ucrânia.
A fonte da chancelaria disse que Putin avaliou positivamente esta proposta e transferiu a questão a seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
Steinmeier participará amanhã em Bruxelas do conselho de titulares das Relações Exteriores da UE, na qual previsivelmente serão definidas novas sanções contra a Rússia, ao que se seguiria sua ratificação em escala pelos líderes comunitários na quinta-feira seguinte.
Merkel expressou reiteradamente nos últimos dias que considera “inevitável” o endurecimento das medidas contra Moscou, uma vez que não ocorreu uma distensão na Ucrânia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.