Berlim cobra cumprimento de Acordo de Minsk em auge de violência na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 10h39

Berlim, 17 ago (EFE).- O governo alemão rotulou nesta segunda-feira de “explosiva” a situação no leste da Ucrânia e afirmou que o segundo Acordo de Minsk é o único roteiro viável sobre a mesa, apesar de alguns o darem por fracassado.

“Não estamos dispostos a assumir que o Acordo de Minsk é história, como alguns pretendem”, afirmou hoje o porta-voz do Ministerio das Relações Exteriores, Martin Schäfer, que insistiu que “esse é o plano de rota”.

O porta-voz reconheceu que a implementação do acordo, assinado pelos presidentes da Ucrânia e da Rússia, Petro Poroshenko e Vladimir Putin, com a mediação da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, François Hollande, “não é o ideal”.

No entanto, “para o governo alemão é claro que a violência de qualquer um dos lados não é a solução para pacificar o leste da Ucrânia”, afirmou Schäfer.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, pediu “a todas as partes a implementar Minsk” e a ajudar à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que ontem mesmo denunciou que os dois lados usam armamento pesado proibido pelos acordos de Minsk.

A OSCE “constatou o uso de artilharia pelas duas partes, que há uma grande quantidade de violações do cessar-fogo” e lamentou que “a situação piora e continua sendo instável”.

Tanto as forças de Kiev como os separatistas pró-Rússia voltaram a desdobrar artilharia e plataformas de lançamento de mísseis no front, segundo os últimos relatórios da OSCE.

Nos últimos dias, tanto o exército ucraniano quanto rebeldes pró-Rússia se acusaram de centenas de violações do cessar-fogo e informaram de vários civis mortos em ataques contra as cidades de Gorlovka, nas mãos dos separatistas, e Dzerzhinsk, controlada por Kiev.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de sete mil pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia em quinze meses de conflito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.