Berlim considera “encorajador” Atenas dizer que pagará ao FMI

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2015 11h45
  • BlueSky

Berlim, 26 mai (EFE).- O governo alemão considerou “encorajador” que o Executivo grego tenha assegurado que irá devolver dentro do prazo o montante que deve abonar em junho ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Fontes governamentais explicaram nesta terça-feira em um encontro com meios de comunicação que avaliam as últimas declarações de Atenas, depois que no fim de semana um ministro heleno assegurou que a Grécia não ia pagar porque não contava com dinheiro suficiente, provocando instabilidade nas bolsas europeias.

O porta-voz do governo grego, Gavriil Sakellaridis, assegurou ontem que Atenas “quer ser pontual” com suas obrigações, tanto nas domésticas como nas exteriores.

No entanto, indicou que a Grécia pagará “na medida em que estejamos em condições” de fazer, já que os cofres públicos sofrem “problemas de liquidez”.

O ministro grego do Interior, Nikos Vutsis, afirmou no domingo que a Grécia não poderia pagar ao FMI os quatro lances do empréstimo que vencem em junho.

“Os lances de junho ao FMI, desde 5 até 19 de junho, chegam a 1,6 bilhão de euros. Este dinheiro não será pago, porque não temos”, afirmou Vutsis.

No entanto, o ministro mostrou um cauteloso otimismo e disse acreditar que seja alcançado no último momento um acordo “que permita ao país respirar”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.