Berlusconi diz que cumprir serviços sociais foi uma “pausa de serenidade”
Roma, 6 mar (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi disse nesta sexta-feira que o tratamento com doentes e incapacitados do centro onde cumpriu os serviços sociais por fraude fiscal foi uma “pausa de serenidade”.
Hoje é o último dia no qual o dono da Mediaset irá cumprir sua pena no centro da fundação Sagrada Família, na cidade de Cesano Boscone (Milão), muito perto de Arcore, onde tem uma casa.
“O encontro com a Sagrada Família de Cesano Boscone, o tempo passado com os doentes, com os voluntários, com o pessoal da saúde e social foi uma experiência comovente e representou uma pausa de serenidade”, afirmou o ex-líder em declarações recolhidas pela imprensa local.
“Por isso, tenho a intenção de continuar com esta experiência e com este esforço”, acrescentou.
Berlusconi foi condenado em abril do ano passado a um ano de trabalhos sociais por fraude fiscal pelo caso Mediaset, mas o Tribunal de Vigilância Penitenciária de Milão (norte) ditou a redução de sua pena em um mês e meio, portanto a data oficial do fim dos trabalhos é 8 de março.
O ex-primeiro-ministro foi condenado a serviços sociais em substituição aos quatro anos de prisão (rebaixados a um por uma lei de indultos para despovoar as prisões) que devia cumprir pelo “caso Mediaset”, pelo delito de fraude fiscal na compra e venda de direitos de filmes americanos na década de 1990.
Devido a sua idade, 77 anos, Berlusconi não pode ser preso, por isso que em 15 de abril o Tribunal de Vigilância Penitenciária de Milão lhe atribuiu os serviços sociais que sua defesa tinha solicitado, o que evitou assim a prisão domiciliar.
A sentença contemplava que Berlusconi devia realizar estes trabalhos “pelo menos um dia por semana e pelo menos quatro horas seguidas”.
Além disso, neste tempo o líder do Forza Itália pôde sair da região da Lombardia (norte), onde tem sua residência, só para comparecer a seu domicílio de Roma de terça-feira a quinta-feira, e com a obrigação de retornar a sua mansão de Arcore às 23h da mesma quinta-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.