Berlusconi é considerado culpado por subornar senador na Itália

  • Por Reuters
  • 08/07/2015 18h01
EFE/Guido Montani Silvio Berlusconi Na Itália

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, foi considerado culpado nesta quarta-feira por subornar um senador para mudar de partido no Parlamento, num movimento que ajudou a derrubar o governo em 2008.

O tribunal no sul da Itália condenou Berlusconi a 3 anos de prisão e o proibiu de ocupar qualquer cargo público por cinco anos, disse um juiz durante transmissão da decisão ao vivo pela televisão.

Quatro vezes premiê, Berlusconi negou as acusações. No entanto, ele não terá que cumprir a pena, pois a prescrição entra em vigor no fim do ano antes que qualquer recurso possa ser apresentado, evitando que os tribunais posam seguimento ao processo.

Berlusconi perdeu a imunidade parlamentar quando foi expulso do Senado em 2013 após uma condenação por fraude fiscal. Apesar de permanecer como líder do seu outrora vitorioso partido Forza Italia, ele luta para reviver seu destino político.

Promotores acusaram Berlusconi, de 78 anos, de subornar Sergio De Gregorio, ex-senador pelo pequeno partido Itália dos Valores, para mudar de lado em 2006, o que eventualmente ajudou a derrubar o governo do rival de Berlusconi, Romano Prodi.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.