Berlusconi quer liderar partido nas próximas eleições da União Europeia

  • Por Agencia EFE
  • 10/01/2014 17h25

Roma, 10 jan (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi disse nesta sexta-feira que quer liderar as listas de seu partido, Forza Itália, nas eleições parlamentares da União Europeia de 25 de maio, apesar de sua condenação por fraude fiscal pelo caso Mediaset o impedir de se candidatar nos próximos seis anos.

“Eu gostaria ser primeiro da lista em todas as regiões (da Itália) às (eleições) europeias”, disse o político e empresário durante um encontro com os coordenadores locais de seu partido na sede em Roma.

“Vamos nos concentrar na eleição de 25 de maio e ganharemos, graças ao trabalho dos coordenadores e de vários diretórios que estão nascendo em toda Itália. Somos já mais de seis mil e chegaremos aos 12 mil”, acrescentou.

Suas palavras foram consideradas por alguns veículos de comunicação italianos como uma “provocação”, já que o magnata foi condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal no caso Mediaset, reduzidos com base em uma lei de indultos de 2006, por isso poderá cumpri-los serviços sociais e em prisão domiciliar por sua idade.

Berlusconi não poderia se candidatar, nem sequer nas eleições parlamentares da UE por uma lista italiana, em função da lei conhecida como “Lei Severino”, aprovada pelo governo do tecnocrata Mario Monti e que não permite que condenados a mais de dois anos de prisão disputem cargos eletivos.

A lei também determina a cassação de todo parlamentar com uma condenação superior a dois anos de prisão, o que motivou a expulsão de Berlusconi do Senado italiano em 27 de novembro.

Em relação ao caso Mediaset, Berlusconi ainda aguarda o julgamento de um recurso na Corte Suprema da pena acessória de dois anos de inabilitação para cargo públicos, imposta pela Corte de Apelação de Milão em 19 de outubro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.