BID anuncia acordo com o Brasil para captar e emprestar recursos em reais

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2014 17h45

Costa do Sauípe, 28 mar (EFE).- O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, anunciou nesta sexta-feira um acordo com o governo brasileiro que permitirá à instituição captar recursos em reais e também oferecer empréstimos a empresas brasileiras na moeda.

“O BID vai captar em reais e oferecer empréstimos em reais ao setor privado brasileiro”, afirmou Moreno em entrevista coletiva que concedeu no balneário de Costa do Sauípe, na Bahia, ao lado da ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

Moreno acrescentou que o acordo elevará o acesso a crédito das empresas do Brasil, especialmente das pequenas e médias, segmento que a instituição pretende incentivar a partir de sua 55ª Assembleia Anual, que começou nesta quinta-feira e que se estende até o próximo domingo.

O diretor do organismo financeiro multilateral explicou que não se trata de uma nova linha de crédito que o BID pretende oferecer no Brasil, mas de um novo método para dirigir os empréstimos ao país.

“Antes os empresários obtinham empréstimos em dólares e não em reais e assumiam o risco cambial ou pagavam pelo risco cambial. Agora receberão em reais e pagarão em reais”, explicou.

Moreno acrescentou que o organismo ainda terá que discutir os termos desses empréstimos, uma vez que “apenas esta semana recebemos a autorização do governo do Brasil para fazer emissões e captações em reais”.

Segundo Moreno, a operação em reais também beneficiará o BID, pois facilitará seus balanços, e às pequenas e médias empresas do Brasil.

“Trata-se de um setor que representa 90% das empresas e que responde por 50% dos empregos”, assegurou o presidente do BID.

Por sua vez, Miriam Belchior afirmou que para o Brasil é “uma honra” ser um dos primeiros países a beneficiar-se com este tipo de modalidade financeira. EFE

cm/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.