BID destaca sustentabilidade de projetos de jovens inovadores

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2014 16h24

Costa do Sauípe, 27 mar (EFE).- O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, destacou nesta quinta-feira a sustentabilidade dos diferentes projetos de jovens inovadores apresentados no fórum que deu início à 55ª assembleia anual do organismo.

Moreno felicitou cada um dos nove jovens de diferentes países que apresentou seu projeto e ressaltou as vantagens de suas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população, assim como as características que lhes permitem servir de modelo para projetos de desenvolvimento sustentável na América Latina.

O presidente do BID afirmou que os projetos apresentados no primeiro dia da reunião, que se prolongará até o próximo domingo no balneário de Costa de Sauípe, na Bahia, foram escolhidos por ter como impulsores jovens que assumiram posições de liderança em seus respectivos países.

Sobre o projeto Iluméxico, idealizado pelo mexicano Manuel Wiechers e que leva energia a regiões isoladas e pobres do México, Moreno destacou a opção por uma fonte renovável como a solar e por beneficiar regiões nas quais a distribuição de eletricidade teria elevados custos.

“O tema da energia é um dos mais importantes para a América Latina, especialmente para as áreas mais isoladas, em que os custos são maiores”, afirmou.

O presidente do BID se referiu à capacidade do projeto MILKnCOOKIES, liderado por Wendy Ruiz, para oferecer acesso a aplicativos educativos a pessoas de poucos recursos na Guatemala já que os programas podem ser rodados tanto em smartphones como em celulares menos desenvolvidos.

“É importante fazer com que os benefícios da tecnologia cheguem aos mais necessitados especialmente em países como a Guatemala, que tem o maior nível de desnutrição da América Latina”, declarou.

Ao comentar o projeto Transforma Design da brasileira Paula Dib, que transforma a produção artesanal em arte demandada pelos mercados mundiais, Moreno destacou sua capacidade para criar valor agregado para os pequenos produtores e para incentivar a capacidade criativa dos mesmos.

“Sempre disse que a América Latina não necessita ter um Vale do Silício, mas desenvolver a capacidade criativa de nossa população”, afirmou.

Do projeto Planeta Oceano, com o qual a peruana Kerstin Forsberg transformou a comunidades de pescadores em pesquisadores e fiscais dos recursos oceânicos, Moreno destacou que inclusive serviu para que as autoridades ambientais do Peru adotem medidas de proteção ao meio ambiente.

No fórum também foram apresentados os projetos Voluntários do Panamá, Grupo 42 (Argentina), EduFocal Limited (Jamaica), CEDEL (Haiti) e Caribbean InTransit (Trinidad e Tobago), em sua maioria centrados em inovações tecnológicas.

A assembleia anual do BID, que contará com a participação de ministros e presidentes dos bancos centrais dos 48 países-membros do organismo, terá como tema principal em sua edição deste ano o desenvolvimento do setor privado.

O fórum com os jovens inovadores se centrou no papel da inovação no desenvolvimento do setor privado. EFE

cm/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.