BID quer que A.Latina tenha “o Neymar da informática” e “o Messi da robótica”

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2014 14h17

São Paulo, 10 jun (EFE).- O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, fez um apelo nesta terça-feira à América Latina para pôr a mesma “paixão” pelo futebol que pela formação de profissionais qualificados para elevar as taxas de crescimento da região nos próximos anos.

De acordo com o presidente do BID, a América Latina pode crescer no mesmo ritmo que a Ásia se conseguir aproveitar o talento de sua população e poder ter assim “o Neymar da informática ou o Messi da robótica”.

“A América Latina é uma incubadora de fenômenos de futebol, há jogadores da região em todos os cantos do mundo. Esse talento é o que nos permite competir de igual para igual com que os que têm mais recursos que nós. O que aconteceria se aplicássemos essa paixão para formar profissionais em outros campos?, se perguntou.

Moreno participou hoje na abertura do Fórum empresarial América Latina Global 2014, realizado em São Paulo e no qual também estiveram presentes a ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o prefeito da cidade, Fernando Haddad, e executivos-chefes de várias empresas, entre outros.

O presidente do BID lembrou que a América Latina tem 560 pesquisadores e cientistas para cada milhão de habitantes, frente aos cerca de 1.890 que a China possui e os mais de 5 mil da Coreia. “Na América Latina ainda estamos no aquecimento”, afirmou.

Aproveitando a proximidade da Copa do Mundo, Moreno comparou a situação da América Latina em 1986, ano do mundial do México, com a de 2014.

“Lembrem a última vez que fomos sede, no México no ano 86. Passou quase uma geração. Muitos países ainda estavam em ditaduras, havia crise da dívida externa. Hoje, os olhos do mundo estão sobre a América Latina e o Caribe” analisou.

“Eles encontrarão uma região onde há uma democracia com fortes raízes, uma dívida publica menor que em países europeus e uma estabilidade macroeconômica que conseguiu superar a pior crise após a Grande Depressão”, acrescentou.

O BID apresentará amanhã em um café da manhã com representantes de 20 países da região alguns dos avanços do Diálogo Empresarial das Américas, uma plataforma que tem como objetivo fomentar os canais de comunicação entre os governos e o setor privado.

“Amanhã serão lançadas as primeiras ideias. É uma iniciativa liderada pelo setor privado e promovida pelo BID, que alimenta tecnicamente as empresas”, disse à Agência Efe o chefe da unidade de Comércio e Investimento do BID, Fabrizio Operetti. EFE

ass/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.