Biden apoia mudanças na Ucrânia e promete mais ajuda ao país

  • Por Agencia EFE
  • 22/04/2014 07h44

Kiev, 22 abr (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou nesta terça-feira seu apoio às mudanças na Ucrânia e mostrou sua disposição de ajudar as novas autoridades em Kiev, informou hoje o parlamento ucraniano.

“Biden ressaltou que os Estados Unidos cumprimentam e apoiam as mudanças na Ucrânia e estão dispostos a conceder qualquer ajuda nesse caminho”, segundo um comunicado do serviço de imprensa do Legislativo.

O presidente interino da Ucrânia, Alexander Turchinov, assegurou a Biden que seu governo tem como objetivo “renovar passo a passo as instituições de poder, assim como as relações entre os cidadãos e o Estado”.

Por outro lado, denunciou o descumprimento pela Rússia dos acordos de Genebra, que pretendem estabilizar o país.

“Infelizmente, a Rússia e suas unidades especiais terroristas que se encontram na Ucrânia não vão cumprir demonstrativamente os acordos alcançados em Genebra”, afirmou Turchinov durante a reunião com Biden.

O presidente disse que os manifestantes pró-Rússia recorreram de novo ao uso da força ao sequestrar ontem o chefe de polícia da cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia.

Biden chegou ontem na capital ucraniana para discutir com os líderes ucranianos a falta de avanços no cumprimento dos acordos de Genebra.

A situação instável no país devido à sublevação pró-Rússia no leste da Ucrânia e os preparativos para as eleições presidenciais extraordinárias de 25 de mai serão hoje os temas principais das conversas do vice-presidente americano com seus interlocutores ucranianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.