Biden explora ativamente campanha à presidência dos EUA, segundo “NYT”
Nova York, 1 ago (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, começou a explorar ativamente uma possível campanha presidencial, informou neste sábado o jornal “The New York Times”.
Segundo o periódico, que cita pessoas que estiveram em contato com o entorno de Biden, colaboradores do vice-presidente começaram a se colocar em contato com líderes democratas e doadores que ainda não apoiaram publicamente Hillary Clinton ou que têm dúvidas sobre ela.
Biden já defendeu que seu atual posto o coloca em uma posição privilegiada como potencial candidato democrata às presidenciais de 2016, mas até agora não deixou claro se concorrerá.
Segundo fontes citadas pelo jornal, entre os motivos que animam o vice-presidente a apresentar a candidatura está o desejo de seu filho morto, Beau, de vê-lo na Casa Branca.
O primogênito de Biden morreu em maio, aos 46 anos, vítima de um tumor cerebral. Segundo a colunista do “New York Times” Maureen Dowd, o filho tentou até os últimos instantes de vida convencer o pai a competir com Hillary.
A ex-primeira-dama, principal favorita a ser a candidata democrata, perdeu um pouco de espaço, segundo as pesquisas das últimas semanas.
Por enquanto, o senador Bernie Sanders se colocou como principal adversário de Hillary com uma mensagem esquerdista, que lhe permitiu atrair grandes multidões em comícios de campanha.
Biden, de 72 anos, conta com décadas de experiência em Washington e foi durante os últimos anos o fiel escudeiro de Barack Obama a partir da vice-presidência. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.