Birmânia e minorias étnicas iniciam nova rodada de negociação de paz

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2015 13h47

Bangcoc, 22 jul (EFE).- Representantes do governo de Mianmar (antiga Birmânia) e de mais de uma dúzia de minorias étnicas iniciaram nesta quarta-feira em Rangun uma nova rodada de negociações de paz, que começaram há um ano e meio.

Quatro generais do Exército e oito funcionários representam o Executivo durante os dois dias de diálogo, destinado principalmente a criar “confiança” e “entendimento”, disse o chefe negociador do governo, Aung Min, antes de começar a reunião, segundo o site birmanês “The Irrawaddy”.

As minorias étnicas estreiam nesta rodada uma nova equipe negociadora.

Aung Min, também ministro da Presidência, destacou a importância de tentar chegar a um acordo antes das eleições gerais, marcadas para 8 de novembro.

O processo de negociações, que começou há 18 meses, e enfrentou várias dificuldades, foi aberto após décadas de enfrentamentos e desconfiança.

Os conflitos armados que continuam entre algumas minorias, como a kachin e a kokang, também não contribuíram para gerar confiança.

Em 31 de março, o Executivo e 16 guerrilhas alcançaram um princípio de acordo para declarar um cessar-fogo em todo o país como passo anterior ao início destas negociações.

A principal reivindicação é por mais autonomia, defendida por quase todas as minorias étnicas birmanesas, integradas entre outras pelos shan, karen, rakhine, mon, chien, kachin, kayah e kokang, que representam mais de 30% dos 53 milhões de habitantes do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.