Blog atribuído a autor de ataque no Tennessee fala em “se entregar a Alá”
Washington, 17 jul (EFE).- As autoridades americanas investigam nesta sexta-feira os motivos que levaram Muhammad Youssef Abdulazeez a promover um ataque contra as instalações militares no Tennessee que deixaram quatro mortos na quinta-feira e descobriram um blog, de acordo com informações não oficiais, no qual pedia que as pessoas se “entregassem a Alá”.
Abdulazeez, um americano de origem kuwaitiana de 24 anos, morreu aparentemente após ser atingido por disparos da polícia depois de abrir fogo em dois centros militares em Chattanooga (Tennessee) e matar quatro pessoas, além de ferir outras três.
O FBI indicou na quinta-feira que trata o caso como uma investigação por terrorismo interno “até que seja determinado o contrário”, mas por enquanto não confirmou uma motivação de Abdulazeez e nem o relacionou com nenhuma organização islamita ou jihadista.
A organização de inteligência SITE, que segue a pista de grupos com laços jihadistas no mundo, informou hoje que Abdulazeez mantinha um blog no qual escrevia sobre o Islã, um ponto que por enquanto não foi confirmado pelas autoridades.
O blog myabdulazeez.wordpress.com tem unicamente duas mensagens, ambas publicadas no dia 13 de julho.
“Irmãos e irmãs, não se enganem por seus desejos, esta vida é curta e amarga, e a oportunidade de se entregar a Alá pode passar despercebida”, indica a primeira das mensagens no blog, que descreve a vida como uma “prisão” e pede não que não deixem que a sociedade “desvie” os seguidores do Islã de sua devoção.
A segunda mensagem do blog, no entanto, parece encorajar a manter a mente aberta na interpretação da religião muçulmana, ao indicar que frequentemente seus seguidores mantêm “uma visão estreita do que acreditamos que é o Islã”, e “não apreciamos outros pontos de vista”.
O blog supostamente escrito por Abdulazeez lembra também as vidas de muçulmanos célebres e aponta que “todos eles lutaram na jihad (guerra santa) pelo bem de Alá”.
Um dos quatro militares mortos nos ataques de quinta-feira foi identficado hoje por sua família como o sargento de artilharia Thomas Sullivan, um veterano da Guerra do Iraque de 40 anos.
Segundo a rede de televisão “CNN”, outro militar assassinado é Skip Wells, de 21 anos.
As autoridades indicaram que corresponde ao Pentágono decidir se identifica ou não de forma oficial os mortos, algo que ainda não foi feito.
Além dos detalhes sobre seu suposto blog, vários meios de comunicação publicaram mais dados sobre Abdulazeez, que segundo a “CNN” foi detido em abril por dirigir supostamente sob os efeitos do álcool e tinha uma audiência marcada no final deste mês.
Segundo o jornal “The New York Times”, Abdulazeez era um lutador de artes marciais procedente de uma família de classe média e seu pai foi incluído e mais tarde retirado de uma lista de vigilância do FBI por supostos laços com o terrorismo.
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse na quinta-feira que tudo aponta que “o responsável realizou estes ataques sozinho” e prometeu que seu governo será “exaustivo e rápido” na hora de esclarecer o que ocorreu. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.