BNDES e oito laboratórios garantem verba para concluir vacina contra a dengue

  • Por Jovem Pan
  • 24/12/2015 11h33
RECIFE, PE - 09.09.2015: AUMENTO DE CASOS DE DENGUE ? Larvas de Aedes aegypti na quarta fase de evolução. (Foto: Diego Herculano /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 992063 Folhapress dengue

Oito laboratórios já demonstraram interesse em financiar a fase 3 e a futura produção da vacina contra dengue, hoje sob os cuidados do Instituto Butantan, em SP. O BNDES também garatiu o empréstimo dos recursos necessários, na ordem de R$ 335 milhões.

A notícia garante a continuação do processo, explica o secretário de Saúde do estado de São Paulo, David Uip. “O BNDES já garantiu todo o apoio que for necessário desde a fase 3 da pesquisa até a eventual produção”, garante o secretário, que se reuniu com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento, Luciano Coutinho, e com o BNDES do Rio de Janeiro.

Uip disse ainda que em uma semana recebeu “oito propostas muito importantes de seis laboratórios nacionais e dois multinacionais” para um consórcio de participação no desenvolvimento da vacina.

A última fase da vacina, que recebeu o aval da Anvisa no começo do mês, é a mais cara de todo processo, iniciado em 2008. Até então, o Governo não tinha encontrado parceiros para financiar a produção, que envolve o recrutamento de 17 mil pessoas em 13 cidades de 12 estados brasileiros. Os custos de produção das fases 1 e 2 não ultrapassaram R$ 100 milhões.

Se tudo der certo, a imunização contra dengue pode começar em até 5 anos.

Com informações da repórter Jovem Pan Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.