Boca de urna aponta vitória de Syriza em eleições na Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 16h59

Atenas, 20 set (EFE).- A esquerdista Syriza, liderado pelo ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras, desponta como ganhador das eleições gerais antecipadas realizadas neste domingo na Grécia, com entre 30% e 34% dos votos, segundo as pesquisas de boca de urna divulgadas após o fechamento dos colégios eleitorais.

Os conservadores da Nova Democracia, dirigidos por Vangelis Meimarakis, teriam obtido entre 28,5% e 32,5%.

No terceiro ficariam os neonazistas do Amanhecer Dourado, com entre 6,5% e 8%. Eles são seguidos, praticamente empatados, pelos comunistas do KKE e pelos social-democratas do Pasok, ambos com entre 5,5% e 7%, e pelo centrista To Potami, com entre 4% e 5,5%.

Dentro do arco parlamentar entrariam com segurança, segundo estas pesquisas, os nacionalistas Gregos Independentes, membros da coalizão de governo com o Syriza, com entre 3% e 4%, e a União de Centristas, uma formação fundada há mais de duas décadas e que nunca conseguiu uma cadeira, que obteria entre 3,2% e 4,2%.

Incerta está a presença no plenário do recém-criado Unidade Popular, dissidência do Syriza e liderado pelo ex-ministro Panayotis Lafazanis, com 2,5% a 3,5%.

A cláusula de barreira da legislação grega determina que só tem direito a uma cadeira no parlamento os partidos que obtiverem mais de 3% dos votos.

Segundo o diretor do instituto ALCO, Kostas Panagopulos, em entrevista à emissora pública “ERT”, a abstenção pode ter superado pela primeira vez em eleições nacionais os 40%.

As pesquisas de boca de urna foram realizadas conjuntamente por cinco institutos.

Cerca de dez milhões de gregos deveriam votar hoje na que foi a segunda eleição adiantada deste ano, que transcorreu sem incidentes.EFE

rc-ih-yc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.