Boeing-777 cai com 295 a bordo no leste da Ucrânia; avião teria sido abatido

  • Por Jovem Pan com informações da EFE
  • 17/07/2014 12h40
EFE Avião da Malaysia Airlines desaparece na Rússia

Um avião da Malaysian Airlines caiu nesta quinta-feira (17) no leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia. Segundo informou a rede RT, o modelo é um Boeing-777 e a imprensa local estima que 295 pessoas estavam a bordo; 15 eram tripulantes. A região está sob o controle de milicianos separatistas pró-Rússia e que estão em confronto com as forças governamentais da Ucrânia.

Agências internacionais disseram que militares ucranianos confirmam que o avião comercial foi abatido e jogam a responsabilidade para os russos. Representantes da autoproclamada república popular de Donetsk negaram que disponham de armamento para derrubar um avião que voe a 10 mil metros de altura.

A queda, no entanto, ocorreu em solo ucraniano. Autoridades da aviação civil russa declararam que a aeronave não chegou a sobrevoar o território da Rússia.

O porta-voz militar da operação antiterrorista no leste da Ucrânia, Vladislav Selezniov, confirmou à agência oficial russa “RIA Novosti” a catástrofe aérea perto da cidade de Shakhtiorsk.

O destino do avião, de acordo com a CNN, era Kuala Lumpur, na Malásia. A decolagem aconteceu em Amsterdã, nos Países Baixos. Não há informações sobre operação de resgate, tampouco, a respeito de sobreviventes.

Às 12h36, no horário de Brasília, a Malaysian Airlines confirmou via Twitter que perdeu contato com o avião quando este estava sobre a Ucrânia: “A Malaysian Airlines perdeu contato do MH17 de Amsterdã. A última posição foi registrada no espaço aéreo ucraniano. Mais detalhes, em breve”, disse o comunicado em inglês.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.