Bohuslav Sobotka é nomeado novo primeiro-ministro da República Tcheca

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 14h06

Praga, 17 jan (EFE).- O dirigente social-democrata Bohuslav Sobotka foi nomeado nesta sexta-feira novo primeiro-ministro da República Tcheca pelo presidente Milos Zeman.

Logo após ser nomeado, Sobotka anunciou que as prioridades de seu mandato serão a criação de emprego e o crescimento econômico.

“Entre nossas prioridades está reativar o crescimento econômico, apoiar o surgimento de novos postos de trabalho, melhorar o nível de vida dos cidadãos e o funcionamento do Estado”, disse o líder do Partido Social-Democrata.

Com esta nomeação, a República Tcheca terá dois primeiro-ministros durante algumas semanas, um interino e outro formal.

Como chefe de Governo interino, até que tome posse de forma efetiva seu sucessor, seguirá Jiri Rusnok, que lidera um gabinete tecnocrata sem o respaldo do Parlamento, o que o obrigou a apresentar a demissão de todo o Executivo em agosto de 2013.

Sobre a nomeação do resto da equipe de Governo, algo que está em mãos do chefe de Estado, Sobotka assinalou que está “convencido de que a República Tcheca terá em breve um Governo de coalizão forte e estável, apoiado em 111 deputados”, dos 200 que formam a câmara Baixa.

Esses 111 deputados pertencem a uma coalizão integrada por social-democrata, o movimento Aliança de Cidadãos Insatisfeitos (ANO) e os democratas-cristãos.

A nomeação e o juramento do cargo de Sobotka aconteceu no Castelo de Praga, sede da chefia de Estado da República Tcheca, 83 dias depois das eleições legislativas na qual o social-democrata foi o partido mais votado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.