Boko Haram lança ataque contra a Gombe, capital de estado nigeriano
Lagos, 14 fev (EFE).- O grupo terrorista islamita Boko Haram lançou neste sábado uma ofensiva para tomar o controle da cidade de Gombe, capital do estado homônimo no nordeste da Nigéria, e recebeu a resposta do exército.
Os terroristas tentaram conquistar esta cidade após tomarem os municípios de Dadinkow e Lubo, a cerca de 35 quilômetros da capital.
“Todo o mundo saiu de suas casas ou se escondeu. Estamos ouvindo disparos e o barulho de aviões”, disse à Agência Efe um morador de Gombe, Abu Hassan.
Outros moradores fugiram da cidade com medo de ela ser tomada pelos fundamentalistas.
Boko Haram já havia realizado no passado ataques em Gombe.
No último deles, ocorrido há duas semanas, o grupo explodiu um veículo bomba no estacionamento de um estádio, no qual o presidente do país, Goodluck Jonathan, havia cabado de fazer um discurso eleitoral.
Os islamitas também tentaram duas vezes, em janeiro e fevereiro, tomar a capital do estado de Borno, Maiduguri, mas o exército conseguiu repelir a ofensiva.
A onda de ataques do Boko Haram nas últimas semanas forçou o presidente nigeriano a adiar até 28 de março a eleição que deveria acontecer hoje, 14 de fevereiro. Ele concorre à reeleição. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.