Boletim Focus prevê contração de 1,7% com inflação de 9,15% em 2015
Brasília, 20 jul (EFE).- A economia brasileira se contrairá neste ano 1,7% e a inflação anual chegará a dezembro situada em 9,15%, de acordo a previsões de analistas do mercado financeiro divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central.
As projeções aparecem no Boletim Focus, uma publicação semanal do Banco Central que inclui uma enquete com 100 analistas de instituições financeiras privadas sobre o estado da economia nacional.
No caso do Produto Interno Bruto (PIB), a previsão é que o mesmo retrairá 1,7% neste ano, o que agrava ligeiramente as projeções que os analistas manejavam até semana passada, que apontavam para uma contração de 1,5%, contra 1,2% esperados pelo governo.
Em qualquer desses casos, seria o pior resultado da economia brasileira desde 1990, o que revela a dimensão das dificuldades do país, que nos últimos quatro anos combinou baixas taxas de crescimento com crescentes índices de inflação.
Para fazer frente a essa delicada situação, o governo pôs em prática um severo plano de ajuste fiscal, que incluiu um forte corte do gasto público previsto para este ano e diversas medidas para aumentar a arrecadação pela via tributária.
A austeridade imposta pelo governo de Dilma Rousseff se traduziu até agora em um maior esfriamento da atividade econômica e em um firme aumento da taxa de desemprego, que chegou em maio a 6,7%, contra 4,8% no final de 2014.
De acordo a um relatório divulgado na sexta-feira passada pelo Banco Central, durante os primeiros cinco meses deste ano a atividade econômica no país contraiu 2,64%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.