Bolívia confisca mais de 750 quilos de cocaína peruana destinada ao Brasil
La Paz, 8 mai (EFE).- A polícia da Bolívia confiscou 763,8 quilos de cocaína de procedência peruana oculta em dois caminhões na cidade de Santa Cruz de la Sierra e deteve um colombiano que supostamente fazia parte de um bando enviaria a droga ao Brasil.
O ministro do Interior boliviano, Carlos Romero, e os chefes da Força Especial de Luta contra o Narcotráfico apresentaram nesta quinta-feira em Santa Cruz os pacotes de cocaína, avaliados em US$ 1,8 milhão, que foram confiscados nas operações que começaram na terça-feira.
Romero acrescentou que o colombiano, identificado como Álvaro Alvarado López, foi detido na mesma operação, embora este tenha proclamado sua inocência quando foi apresentado perante a imprensa.
Segundo chefes policiais, mais da metade da cocaína estava refinada para ser exportada imediatamente ao Brasil e o colombiano foi detido em uma casa contígua ao imóvel onde estavam os caminhões com a droga.
O ministro ressaltou que a Argentina, Chile, Paraguai e Brasil são os principais mercados da cocaína de origem peruano que transita pela Bolívia.
No entanto, a Bolívia, junto com Peru e Colômbia, são os principais produtores mundiais de cocaína e de coca, que é a matéria-prima usada em sua fabricação. EFE
ja/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.