Bolsa de Atenas fecha em queda de 1,22%

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 14h00

Atenas, 4 ago (EFE).- A Bolsa de Atenas fechou nesta terça-feira com queda de 1,22%, após a perda de 16% ontem em sua reabertura após cinco semanas fechada por causa dos decretos de controle de capital.

Hoje o índice geral ficou em 659,94 pontos, e o volume de negócios alcançou 64,10 milhões de euros.

As ações com maiores quedas foram as dos bancos (29,26%), seguidas pelas do setor sanitário (7,4%) e das empresas de alimentação e bebidas (0,64%).

Compensando o baque bancário, todas os outros setores subiram, liderados pelas ações do comércio (11,11%), de indústrias e serviços (8,81%) e de petróleo e gás (7,89%).

Os investidores nacionais continuam sujeitos a fortes limitações e só podem comprar ações com recursos de suas antigas reservas, sem poder recorrer as suas contas bancárias normais.

Os internacionais, por outro lado, podem efetuar compras e vendas normalmente.

Todos os analistas partiram do pressuposto de que as restrições que continuam a valer de controle de capitais levariam a uma reabertura dramática na segunda-feira, mas o golpe não pareceu ter sido tão forte.

Caso o governo de Alexis Tsipras consiga finalmente carimbar um acordo com os credores para um terceiro resgate, estimado em 86 bilhões de euros, calcula-se que os bancos poderão pedir até 25 bilhões de euros para seu recapitalização.

O presidente da Comissão Nacional da Bolsa de Valores, Konstantinos Botopulos, afirmou hoje que a normalização do Bolsa de Valores está condicionada à assinatura do acordo com os credores.

Em entrevista coletiva, Botopulos assinalou ainda que a proibição da venda de ações a descoberto continuará em vigor até pelo menos o final de agosto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.