Bolsa de Atenas reabrirá na segunda-feira após mais de 30 dias de inatividade

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2015 13h58

Atenas, 31 jul (EFE).- A Bolsa de Atenas reabrirá na próxima segunda-feira depois de mais de um mês de inatividade em consequência das restrições de capital, mas retomará sua atividade com fortes limitações para os investidores nacionais.

O ministro das Finanças da Grécia, Euclides Tsakalotos, assinou nesta sexta-feira o decreto correspondente que será publicado nas próximas horas, de acordo com a imprensa local.

O Banco Central Europeu (BCE) tinha dado o sinal verde há alguns dias para a reabertura da Bolsa de Atenas, que acabou sendo adiada por problemas técnicos.

O contratempo principal consistiu na adaptação dos sistemas de computadores dos bancos para as limitações nas operações impostas pelos controles de capitais.

Enquanto vigorarem as restrições às transações bancárias, os investidores nacionais estarão sujeitos a várias limitações, o que causa temor em alguns corretores, que preveem fortes quedas das ações.

Segundo o plano previsto, os estrangeiros poderão comprar e vender títulos sem qualquer limite.

Já os investidores nacionais só terão direito a comprar ações com dinheiro transferido de contas bancárias do exterior ou de reservas em dinheiro, mas não poderão recorrer a seus depósitos bancários para essas operações.

A Bolsa de Atenas fechou no dia 29 de junho, o mesmo dia em que os bancos gregos, após a rejeição do BCE para elevar o teto de empréstimos através do mecanismo de liquidez de emergência conhecido como ELA, em resposta ao rompimento das negociações entre a Grécia e seus credores e a convocação do referendo de 5 de julho.

Os bancos abriram no último dia 20, após três semanas de fechamento, e funcionam com restrições para saques e transações bancárias para o exterior. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.